quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Canudos: A Guerra do Fim do Mundo?


Canudos é uma cidade cituada no interior da Bahia. Nela, Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro, faz sua luta contra a República, sendo monarquista assumido. Ele se considera enviado de Deus e acha que sua função é mundar a cituação dos homens, e luta para que a República pare de explorá-los com os impostos, e para resolver os problemas da discrimicação social. A cidade enfrentava vários problemas, sendo o pior deles a seca.
Apesar da pouca quantidade de seguidores que Antônio Vieira possuia e do grande exército que a República possuia, foram preciso quatro expedições para conseguir destruir Antônio Vieira e a cidade de Canudos. Como Euclides da Cunha conta no livro "[...]Resistiu até seus últimos defensores: um velho, dois adultos e uma criança".
Há livros que contam o episódio ocorrido em Canudos, que é o caso do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. Euclides da Cunha cobriu uma parte da guerra como jornalista do jornal O Estado de S. Paulo, e, ao voltar, escreveu esse livro contando, em tom jornalístico, tudo o que viu lá. Seu livro é dividido em três partes: a terra, o homem e a luta.
Além desse livro, há também o livro A Guerra do Fim do Mundo, de Mário Vargas Llosa. Esse livro é um romance que contem vários personagens.
Apesar de ter vários livros, a Guerra de Canudos conta também com um filme, A Guerra de Canudos, drama, cuja direção pertence ao Sérgio Rezende.

Para mais informações sobre os temas citados, use os links que estão ao lado. Não deixe de comentar, pois sua opinião é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Agradecemos desde já.